Meu mundo em LINUX

terça-feira, fevereiro 21, 2006

Ajuda Solidária

Olá amigos HUMAN BEINGS,

Estive pensando sobre a comunidade livre, e sobretudo a do UBUNTU.

Coordeno um Tele Centro comunitário que instalei um LTSP* no UBUNTU Breezy 5.10, com a ajuda Carlos Rene, Coordenador de tecnologia do CDIMMJ do Ceará.

Temos uma parceria com uma rede de integração chamada REDEVIVA , e existem outros 21 Tele Centros funcionando com o Mandrake adaptado pela turma de tecnologia do Banco do Brasil. O único problema é que as instituições que receberam os computadores, não entendem muito de Linux e alguns nem de informática.

Estive pensando em como quero que o meu Tele Centro cresça, e é impossível deixar de pensar em ajudar os outros, afinal software livre são soluções, como alavancar estes Tele Centros?!?!?!?

Na comunidade de Software Livre, existem muitas pessoas que são bons em distintas áreas: Python, PHP, Java, C (e variações), Edição Gráficas, HTML, entre outras habilidades : Montagem e Manutenção de Computadores, Montagem de Redes, de servidores de impressão, de internet...

Talvez, você não saiba, mas as pessoas que estão em alguns Tele Centros do Rio de Janeiro, são voluntárias em tempo integral, então caso você se disponha a ajudar, será no estilo voluntariado.

A importancia deste trabalho se deve ao fato de que ao ajudar em comunidades carentes, você pode fazer a sua parte para ajudar a impedir que outras crianças tenham a dura realidade de se associarem ao tráfico, e ainda vai dar a eles uma nova perspectiva de terem uma chance para disputar no mercado.

Caso tenha vontade de ajudar nesta empreitada, entre em contato para que possamos saber como você pode ajudar. Todo conhecimento é bem-vindo.

Temos os computadores, o espaço, o desejo, mas falta a mão de obra.

VOCÊ PODE SER RESPOSTA A ESTES JOVENS,

NÃO FIQUE ESPERANDO QUE O GOVERNO FAÇA A PARTE DELE, POIS ELES NÃO VÃO FAZER.

MAS VOCÊ PODE FAZER A SUA PARTE PARA UM MUNDO MELHOR E DIMINUIR A DESIGUALDADE

Entre em contato conosco:
e-mail: alexanbrandao@bol.com.br
amsn, gaim, kopete...: alexmercy8@hotmail.com
fone:(21) 8721-6916
Você pode ainda ver fotos no link ao lado: fotos do trabalho

* LTSP é a sigla para Linux Terminal Server Project, um projeto criado por James McQuillan nos Estados Unidos e hoje é mantido por vários desenvolvedores ao redor do mundo.
A idéia central do LTSP é reunir tudo que existe de bom para GNU/Linux e ser um servidor completo de terminais, com alto nível de gerenciamento. Por exmplo: Com um servidor não muito grande (ex: 1500 MHz e 256 MB RAM) podemos ter, por exemplo, trinta 486s "pendurados", rodando softwares de última geração .
Existem vários casos de sucesso de implementação de LTSP no Brasil. Podemos destacar aqui as prefeituras de São Paulo e Porto Alegre e o governo federal atravéz do projeto Fome Zero, que estão fazendo projetos pilotos de LTSP nos seus Tele-centros.
Em alguns casos, LTSP tem sido utilizado inclusive com estações mais novas apenas para facilitar o gerenciamento da rede. Como as máquinas não precisam de disco rígido e todos os dados ficam em um servidor (ou mais, se for preciso), isso facilita muito a manutenção.